domingo, 20 de abril de 2014

Eu em outra forma


Eu briguei com a balança muitas vezes, na infância tive uma fase de peso normal e outra fase gordinha quando já estava entrando na adolescência, depois alonguei até participei de desfile de beleza no colégio e fui uma adulta com peso “ideal” (IMC e sem dobrinhas) até os 23, quando então comecei a ganhar peso. Inicialmente o ganho de peso era pouco e controlável, mas me fez entrar em depressão logo no início, quando subi os primeiros 10kg. Iniciei então tratamento com endocrinologista e logo com aqueles remedinhos famosos perdi peso, mas recuperei em dobro e daí em diante nos últimos anos os remédios já não adiantava. Tenho a síndrome dos ovários policísticos, (SOP), que entre outras coisas, causam um problema de não metabolizar o açúcar dos alimentos e ainda vem de brinde pelos no rosto e dificuldades de ovulação... Desde 2010, aos 28 anos é que comecei a ter um ganho de peso mais considerável, apesar de todos testemunharem que nunca fui uma pessoa gulosa, comia normal e para perder peso me esforcei nas dietas super restritivas... Voltei a perder uns 10kg e logo voltava a ganhar. Passei a não querer sair de casa para o lazer, apenas para as obrigações e trabalho, pois como as pessoas me conheceram com um corpo bonito e esbelto os comentários ou expressões assustadas me incomodava bastante! Eu já não sabia como fazer para emagrecer, já não tinha forças para restringir tanto a alimentação e não ter resultado. A depressão só piorava o quadro, pois apesar de não comer tanto, os doces eram minha fuga nos momentos de frustrações, ao me ver em uma forma que não era "a minha", pois eu continuava me sentindo a mesma mulher por dentro, mas não era vista assim por fora. E caráter é imprescindível, mas não basta pra nossa autoestima.
A decisão da cirurgia, só veio depois de conhecer a experiência do meu marido, e principalmente, depois de perceber que meu ganho de peso estava cada vez mais rápido e minha saúde já estava sendo abalada apesar dos inúmeros métodos de tratamento e dietas. Tomei a decisão após ter joelhos doloridos, coluna afetada, potencialização da SOP, (ela contribui com o ganho de peso e o ganho de peso provoca uma piora nos sintomas, como dificuldade de ovulação, maior dificuldade para engravidar e os pequenos problemas estéticos) e crises psicológicas com relação a minha inserção social. Caso você encontre o meu blog e esteja com dúvidas, pese todos os pontos, descubra se ainda pode ter êxito nos métodos tradicionais, até tomar a decisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário